Free songs

Plano de Pormenor – Parque Urbano de Olhão

Câmara Municipal de Olhão

Descrição

Concurso para plano de pormenor do parque urbano da cidade numa área de 44ha, incluindo a programação de áreas funcionais de comércio, serviços, equipamentos de utilização pública e alojamento juvenil.

Parque Urbano de Olhão - Implantação

Composta em grande parte pelas parcelas rústicas da Quinta do Brejo e por uma miríade de pequenas parcelas; permanecem como elementos de forte reconhecimento do sítio as estruturas de produção agro-industrial: edifício, aqueduto, poços, noras outrora elementos eficientes de aproveitamento da capacidade produtiva do solo, e alguns pomares de citrinos em sub-exploração, ou mesmo decadência.

No mosaico complexo da “cidade emergente” a Norte da EN125, a “cidade dos bairros”; a unidade de paisagem da bacia do Brejo é a ponte entre territórios urbanos ainda fragmentados de urbanização recente e o cenário para o parque urbano.

Este mundo à parte encaixado agora na periferia urbana apela para uma integração regeneradora.

Núcleo da Quinta do Brejo

Ficha técnica: Consórcio: Prospectiva, Projectos, Estudos e Serviços Sa; Arquitectura paisagista: Paula Gomes da Silva e José Manuel Conceição